Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Saúde Única – Veterinária

Você está em:

Sobre a Saúde Única -Veterinária

A Saúde Única representa uma visão integrada, que considera a indissociabilidade entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. As interações entre humanos e animais ocorrem em diversos ambientes e de diferentes maneiras.

Essas interações podem ser responsáveis pela transmissão de agentes infecciosos entre animais e seres humanos, levando à ocorrência de zoonoses. Segundo a OIE , cerca de 60% das doenças humanas têm em seu ciclo a participação de animais, portanto, são zoonóticas, assim como 70% das doenças emergentes e reemergentes.

O conceito Saúde Única define políticas, legislação, pesquisa e implementação de programas, em que múltiplos setores se comunicam e trabalham em conjunto nas ações para a diminuição de riscos e manutenção da Saúde. Essa integração pode contribuir para a eficácia das ações em Saúde Pública, com redução dos riscos para a saúde global.

Equipes formadas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, atuando de maneira integrada, têm maior capacidade de intervir em problemas e atender às necessidades dos municípios em termos sanitários e ambientais.

Dúvidas frequentes

Oferece a possibilidade de projetar e implementar programas, políticas, legislação e pesquisas, onde vários setores se comunicam e trabalham juntos para alcançar melhores resultados de saúde pública, zoonóticas, segurança alimentar e nutricional, resistência antimicrobiana, proteção da biodiversidade, manejo populacional de cães e gatos e outros. Também, permite uma melhor compreensão dos riscos para a saúde humana e animal (incluindo animais domésticos e animais selvagens) concebendo a saúde do ecossistema como um todo.

O Serviço de Inspeção Municipal é um dos órgãos responsáveis por garantir a segurança alimentar e tem como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos em nosso município e que chegam até a mesa do consumidor. O mesmo controla a qualidade dos produtos de origem animal como carnes, ovos, leite, mel e seus derivados, atuando no campo e na industrialização, bem como vegetais e minimamente processados. O S.I.M certifica através de seu selo aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico sanitária e ao mesmo tempo incentiva que os produtores saiam da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural. 

Conjunto de estratégias desenvolvidas para prevenir a falta de controle e o abandono animal. Promove a guarda responsável estruturada sob a ótica da saúde da comunidade, do bem-estar animal, humano e do equilíbrio ambiental.

Existem diversas estratégias, mas as principais são: Esterilização, centros de acolhimento e campanhas educativas.

O Castramóvel é um Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos. Oferecendo castração gratuita (subsidiado pela prefeitura municipal) de animais por meio de um procedimento cirúrgico a ser realizado por um Médico Veterinário na Unidade Móvel de Esterilização.

Os arbovírus são vírus transmitidos pela picada de artrópodes hematófagos, como o Aedes aegypti. Mais de 210 espécies de arbovírus foram isolados no país, 36 relacionados com doenças em seres humanos. Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Arboviroses são enfermidades que também incluem zoonoses, só que causadas especificamente por arbovírus e transmitidas por artrópodes, como insetos e aracnídeos. Comuns em regiões de clima tropical e subtropical, existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos.

Rolar para cima
×