Histórico

A Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – ICISMEP – é uma associação pública de municípios que tem o objetivo de desenvolver, em conjunto, ações e serviços que venham a complementar a assistência à saúde da população da região em que atua. As maiores dificuldades encontradas pelos municípios hoje consorciados na gestão de saúde de sua população, era conseguir centralizar as informações de demanda e atendê-las satisfatoriamente. Nesse ambiente de crescente demanda por serviço público de saúde especializado e com qualidade, foi criado, em 1996, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba – Cismep, por 10 municípios que somaram esforços na busca de alternativas para os problemas comuns que, isoladamente, não conseguiriam resolver. Mais tarde, em 2014, a denominação contratual foi alterada, passando, então, de Consórcio para Instituição e com a nova marca: ICISMEP, isso sem alteração da sua função e razão de existir. Em 2005 a Instituição começou a prestação de serviços e a partir de então, não parou de crescer.

Hoje, ela é composta por cerca de 70 municípios e realiza milhares de atendimentos ambulatoriais e cirurgias anualmente nas suas unidades. Além disso, faz 6 milhões de procedimentos/ano por meio da gestão clínica e contratos de programa. Presidida, atualmente pelo prefeito de São Joaquim de Bicas, Antônio Augusto Resende Maia, a ICISMEP é mantida com verba do SUS e repasses mensais das prefeituras consorciadas. Integram o consórcio as cidades de Abaeté, Araújos, Arcos, Barão de Cocais, Bom Despacho, Bonfim, Brumadinho, Campo Belo, Carmópolis de Minas, Cláudio, Conceição do Pará, Confins, Contagem, Córrego Fundo, Crucilândia, Esmeraldas, Estrela do Indaiá, Florestal, Formiga, Fortuna de Minas, Ibirité, Igarapé, Igaratinga, Iguatama, Itabirito, Itaguara, Itapecerica, Itatiaiuçu, Itaúna, Juatuba, Lagoa da Prata, Leandro Ferreira, Mariana, Mário Campos, Martinho Campos, Mateus Leme, Nova Era, Nova Lima, Nova Serrana, Onça do Pitangui, Ouro Branco, Ouro Preto, Pará de Minas, Passa Tempo, Pedro Leopoldo, Pequi, Perdigão, Piedade dos Gerais, Piracema, Pitangui, Raposos, Rio Acima, Rio Manso, Santa Luzia, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Pará, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha, São Sebastião do Oeste, Sarzedo, Taquaraçu de Minas, Ubá e Vespasiano que representam uma população superior a 3,5 milhões de habitantes.

Com o grande e constante crescimento, a Instituição ampliou a clínica e em 2011 inaugurou o Centro de Especialidades Prefeito Toninho Resende. Em função do crescimento da demanda, no primeiro semestre de 2013 aconteceram as ampliações do Centro de Especialidades, do Bloco Cirúrgico, da Unidade de Brumadinho. Em maio de 2022 foi inaugurado o Hospital 272 Joias, em Igarapé, que hoje reúne os serviços anteriormente prestado a unidade Toninho Resende, além das cirurgias. É a primeira unidade da Instituição que funciona em estrutura 100% própria. Hoje a população pode contar com eficiência na prestação de serviços. Os agendamentos são informatizados, o que faz com que o usuário seja atendido dentro do horário marcado. Os equipamentos usados são de última geração, alguns deles inclusive, são utilizados hoje no Brasil, apenas pela rede privada de saúde. Para reduzir o percentual de não comparecimento dos usuários, a ICISMEP possui frota de ônibus equipados com toda infraestrutura necessária, que realizam o traslado para as unidades, além da confirmação de consultas por mensagem de SMS. Além da prestação de serviços de saúde a ICISMEP ampliou seu leque de atividades e hoje pode atuar também prestação de serviços de terceiros, por meio da ICISMEP Service. Além disso, possui unidades móveis para prestação de serviços de oftalmologia, mamografia e castração de animais.

Visão estratégica

Negócio

Soluções personalizadas em serviços públicos.

Missão

Contribuir com soluções diferenciadas na gestão do serviço público aos municípios oferecendo condições para o seu fortalecimento.

Visão

Ser reconhecida como uma Instituição que melhor entende e satisfaz as necessidades nas soluções em serviço público contribuindo para uma performance comprometida com a população da região atendida.

Princípios

Integridade e transparência, Qualidade na gestão de serviços,Inovar continuamente,Respeito pelo indivíduo,Comprometimento e parceria

Diretoria

Presidente: Antônio Augusto de Resende Maia (São Joaquim de Bicas)

1ª vice-presidente – Maria Lúcia Cardoso (Pitangui), 2º vice-presidente – Geraldo Donizete de Lima (Itaguara), 3º vice-presidente – Juliano Vasconcelos (Mariana), 4º vice-presidente – Marcelo Pinheiro do Amaral (Sarzedo).

Demais representantes do Conselho de Prefeitos:

Abaeté (Ivanir Deladier), Araújos  (Geraldo Massa), Arcos (Claudenir José de Melo), Barão de Cocais (Décio Geraldo dos Santos), Bom Despacho (Bertolino da Costa Neto), Bonfim (Gustavo Marques), Brumadinho (Avimar Barcelos), Campo Belo ( Alisson de Assis Carvalho), Carmópolis de Minas (José Omar Paolinelli), Cláudio (Reginaldo de Freitas Santos), Conceição do Pará (José Casimiro Rodrigues), Confins (Geraldo Gonçalves dos Santos), Contagem (Marília Campos), Córrego Fundo (Danilo Oliveira Campos), Crucilândia (Laércio de Souza), Esmeraldas (Marcelo Nonato), Estrela do Indaiá ( Wesley Daniel Ribeiro Araújo), Florestal (Wagner dos Santos Junior), Formiga (Eugênio Vilela Junior), Fortuna de Minas ( Cláudio Garcia Maciel), Ibirité (William Parreira), Igarapé (Arnaldo Chaves), Igaratinga (Fábio Alves Costa Fonseca), Iguatama (Lucas Vieira Lopes), Itabirito ( Orlando Amorim Caldeira), Itapecerica (Wirley Rodrigues Reis), Itatiaiuçu (Adélcio Rosa de Morais), Itaúna (Neider Moreira), Juatuba (Antônio Adônis Pereira), Lagoa da Prata (Di Gianni de Oliveira Nunes), Leandro Ferreira (Elder Correia de Freitas), Mário Campos (Anderson Ferreira Alves), Martinho Campos (Wilson Correa Alves), Mateus Leme (Renilton Ribeiro Coelho), Nova Era (Txai Silva Costa), Nova Lima (João Marcelo Dieguez), Nova Serrana (Euzébio Rodrigues Lago), Onça do Pitangui (Gumercindo Pereira), Ouro Branco (Hélio Márcio Campos), Ouro Preto (Ângelo Oswaldo de Araújo), Pará de Minas (Elias Diniz), Passa Tempo (Edilson Rodrigues), Pedro Leopoldo (Eloisa Helena Carvalho), Pequi (André Luiz Melgaço Tavares), Perdigão (Gilmar Teodoro), Piedade dos Gerais (Daniel Maurício Reis), Piracema (Wesley Diniz), Raposos (Sérgio Silveira Soares), Rio Acima (Felipe Gonçalves Santos), Rio Manso (Luís Leonardo Lucena), Santa Luzia (Luiz Sérgio Ferreira Costa), São Gonçalo do Pará (Osvaldo Maia Zaquinha), São José da Varginha (Vandeir Paulino), São Sebastião do Oeste (Belarmino Luciano Leite), Taquaraçu de Minas (Marcílio Bezerra), Ubá (Edson Teixeira Filho), Vespasiano (Ilce Alves Rocha Perdigão). Secretário executivo – Elson da Silva Santos Júnior

infraestrutura

O consórcio ICISMEP possui uma administrativa que fica na região central de São Joaquim de Bicas/MG e com a inauguração do Hopsital 272 Joias, em Igarapé, todos os serviços próprios foram concentrados na nova estrutura que é a primeira unidade 100% da Instituição. O espaço possui equipamentos de ponta, que garantem agilidade e precisão nos diagnósticos. Muitos dos equipamentos da instituição não são disponibilizados na rede pública de saúde, o que faz da ICISMEP referência em diversos tipos de tratamento, seja pela excelência com que são realizados, seja pelo pioneirismo das suas atividades.

Contato

Entre em contato pelo formulário ou pelos telefones das nossas unidades:

Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba ICISMEP

São Joaquim de Bicas - MG

  • Administrativo
  • Rua Orquídeas, 489, Bairro Flor de Minas
  • (31) 2571-3026
  • Igarapé - MG

  • ICISMEP HOSPITAL 272 JOIAS
  • Rua Maurício Guimarães, 420, Madre Liliane
  • (31) 3512-4400
  • (31) 9 8309-8660