notícias

i.Cismep comemora um ano no PA de Juatuba

i.Cismep comemora um ano no PA de Juatuba

Nesta terça-feira, 20 de outubro, completou um ano que a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – i.Cismep assumiu a administração da Policlínica de Juatuba, cidade consorciada desde a fundação da Instituição.

Neste período a i.Cismep realizou mais de 45 mil atendimentos na unidade e implantou a classificação por meio do Protocolo de Manchester, processo de classificação de pacientes, por meio do uso de cores, implantado em grande parte com o uso de pulseiras de identificação para pacientes, que permitem definir rapidamente qual é a situação de cada um, resultando em atendimentos mais rápidos.

O Protocolo de Manchester classifica os doentes por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente, sendo que o vermelho representa casos de emergência; o laranja, casos de muita urgência; o amarelo, casos urgentes e as cores verde e azul representam casos pouco urgentes e não urgentes, respectivamente. O Protocolo foi criado em 1997 na Europa e Minas Gerais foi o primeiro estado brasileiro a implantá-lo. A i.Cismep usa também o procedimento no Pronto-Socorro de Itaúna, outra unidade 24 horas administrada pela Instituição.

Além de melhorar o acolhimento, a i.Cismep reformou a fachada do Pronto-Atendimento e trabalhou com a qualificação dos profissionais da unidade. Um exemplo é a Oficina de Reciclagem dos Profissionais de Enfermagem, realizada em parceria com a Puc, com professores da universidade e que teve a participação de vários profissionais da unidade de Juatuba.

Para João Luiz Teixeira, secretário executivo da i.Cismep, a Instituição tem muito o que comemorar neste primeiro ano e precisa continuar trabalhando para melhorar a saúde e continuar merecendo a confiança da população. Pesquisa realizada em agosto com usuários de todas as unidades da i.Cismep apontou uma satisfação geral de 86%. Em Juatuba, a Instituição tem 81% de aprovação dos usuários do Pronto-Atendimento.

Contato

Entre em contato pelo formulário ou pelos telefones das nossas unidades:

Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba ICISMEP

São Joaquim de Bicas - MG

  • Administrativo
  • Rua Orquídeas, 489, Bairro Flor de Minas
  • (31) 2571-3026
  • Igarapé - MG

  • ICISMEP HOSPITAL 272 JOIAS
  • Rua Maurício Guimarães, 420, Madre Liliane
  • (31) 3512-4400
  • (31) 9 8309-8660