notícias

i.Cismep comemora dez anos de prestação de serviço

Neste mês de junho a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – i.Cismep – completou dez anos de prestação de serviço à população da região. No período, a Instituição realizou cerca de dois milhões de atendimentos ambulatoriais (consultas e exames) e 40 mil cirurgias. Esse volume de atendimento representa 80% de tudo o que é realizado pelo SUS na área de média complexidade, nos 27 municípios consorciados.

Na Oftalmologia e Otorrinolaringologia a i.Cismep faz a linha de cuidado completa (atende o usuário da primeira consulta à cirurgia, se necessária). Desde 2010, detém o título de maior prestador de serviços públicos de Oftalmologia de Minas Gerais. Grande consumidor dos serviços da Instituição, o tratamento de Glaucoma – doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular, que pode levar à cegueira – recebe atenção de ponta a ponta. A Instituição fornece, mensalmente, ao paciente diagnosticado com a doença, o colírio para tratamento. Desde que esta prática foi adotada, houve redução significativa na prescrição de cirurgias e melhora do quadro geral dos pacientes, visto que grande parte tinha dificuldade de adquirir o colírio e com isso, não fazia o tratamento em casa.

Com avaliação positiva de 92% dos seus usuários – de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Valor – a i.Cismep é uma associação de municípios, que, em parceria com os entes consorciados, presta serviços de média complexidade e também administra duas unidades urgência, tudo por meio do SUS. Estes serviços são comprados pelos municípios, através de pactuação, com base na demanda de cada um.

Por ser uma instituição pública de direito público, a i.Cismep não tem fins lucrativos. Seu diferencial está na gestão eficiente através da otimização dos processos, reduzindo custos operacionais e com uma equipe enxuta e qualificada. Este modelo de administração permite um crescimento acima da média, propiciando ganho de escala devido ao volume de serviço, e um custo de administração relativamente baixo.

Pioneirismo

A i.Cismep sempre se pautou pela qualidade de seus serviços e pela vanguarda na realização de procedimentos incomuns no SUS. É o caso da implantação do anel de Ferrara em pacientes com Ceratocone – doença da córnea, que compromete a acuidade visual – feita desde 2013. A Instituição foi a primeira unidade SUS do país a realizar o procedimento.

O mesmo ocorreu com a cirurgia de Vitrectomia, realizada desde 2010. Na ocasião a cidade de Betim, sede do Bloco Cirúrgico da i.Cismep, se tornou a primeira cidade de Minas Gerais, a realizar o procedimento, fora do ambiente acadêmico.
O uso de tecnologia de ponta é outro diferencial da i.Cismep que possui equipamentos de última geração, capazes de trazer mais segurança e agilidade para os procedimentos.

Contato

Entre em contato pelo formulário ou pelos telefones das nossas unidades:

Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba ICISMEP

São Joaquim de Bicas - MG

  • Administrativo
  • Rua Orquídeas, 489, Bairro Flor de Minas
  • (31) 2571-3026
  • Igarapé - MG

  • ICISMEP HOSPITAL 272 JOIAS
  • Rua Maurício Guimarães, 420, Madre Liliane
  • (31) 3512-4400
  • (31) 9 8309-8660