A prevenção como o melhor remédio

ICISMEP fará três mil mamografias e punções de mama gratuitamente como parte da campanha Outubro Rosa

Neste mês de outubro, quando o Brasil se veste de rosa para lembrar a importância da prevenção do câncer de mama, a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – ICISMEP mais uma vez entra no clima. Como parte da sua campanha a instituição vai realizar cerca de três mil procedimentos gratuitos, entre mamografia e punção de mamas, para os municípios consorciados.

Mensalmente a ICISMEP já faz 1800 mamografias em duas unidades nas cidades de Betim e Brumadinho. Os exames são pagos pelos municípios, que compram antecipadamente os serviços do consórcio. No caso dos três mil procedimentos extras, não haverá nenhum custo para os consorciados, pois se trata de verba oriunda de superávit operacional que está sendo revertido para os municípios.

A partir da eficiência da gestão da instituição foi gerado o superávit e como a ICISMEP é uma instituição pública, que não visa ao lucro, qualquer recurso que seja fruto de superávit operacional é devolvido aos municípios na forma de prestação de serviços. A escolha pelos procedimentos de mamografia e punção de mama tem objetivo de contribuir para conscientizar as mulheres a fazerem o exame, além de diminuir as filas de espera existentes nos municípios.

Com a #entredepeitoaberto a instituição criou uma identidade visual nas suas unidades que será mantida durante todo o mês para reforçar a necessidade de avaliação constante. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e representa 28% de novos casos a cada ano. São vários os tipos de câncer de mama que evoluem de forma diferente uns dos outros.

Números

A ICISMEP tem histórico importante na prevenção do câncer de mama. Desde 2006 a instituição faz mamografias para todas as cidades consorciadas, somando cerca de 22 mil exames todos os anos. Antes da existência do consórcio vários municípios eram obrigados a encaminhar os pacientes para cidades maiores, como Belo Horizonte, o que ocasionava viagens e também longo tempo de espera, uma vez que a capital atende pessoas de todo o estado.

Na ICISMEP os usuários são transportados em frota própria, moderna e frequentemente revitalizada. Com instalações confortáveis, equipamentos de ponta e corpo clínico altamente capacitado, a instituição faz parte da vida do cidadão que necessita de saúde pública de qualidade. Prova disso é o alto grau de satisfação com a prestação de serviços. Em pesquisas realizadas a cada três anos, a aprovação da instituição se mantém em torno de 90%.

Entre em contato pelo formulário ou pelos telefones das nossas unidades:

Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba ICISMEP

São Joaquim de Bicas - MG