notícias

12 anos de excelência em saúde e apoio da população

No dia 13 de junho a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – ICISMEP completou 12 anos do primeiro atendimento, realizado em 2005, para pacientes de Oftalmologia, área que abriu a prestação de serviços da instituição e que hoje ainda representa o maior volume de procedimentos.

Naquele ano foram feitos 21.210 atendimentos para os 11 municípios participantes. Hoje, com 30 consorciados a ICISMEP realiza cerca de 300 mil procedimentos ambulatoriais todos os anos e cerca de sete mil cirurgias, iniciadas em 2006. No acumulado destes 12 anos, são 2.354.139 procedimentos e 51.490 cirurgias realizadas. Os números representam 80% de toda a demanda regional por procedimentos de média complexidade.

O resultado da grandeza dos números é mais qualidade para a saúde da população atendida, que ultrapassa os dois milhões de habitantes.  Pesquisas constantes encomendadas pela instituição apontam altos índices de satisfação dos usuários com os serviços prestados.

Com apenas uma especialidade no início, hoje a instituição atua em muitas outras como Otorrinolaringologia, Angiologia, Ortopedia, Gastroenterologia, Cardiologia (análise de risco cirúrgico), Fonoaudiologia, além de dezenas de exames de imagem.

Na ICISMEP os atendimentos são feitos a partir do agendamento pelas unidades de saúde municipais, que fazem o encaminhamento do paciente para a instituição, que, a partir de então, cuida da sua saúde desde a consulta até a cirurgia nas especialidades atendidas.

O senhor José Bonifácio Gomes é um dos usuários da instituição, que trata de Glaucoma e também faz exames da área de gastroenterologia. “O tratamento aqui é muito bom, venho de três em três meses para o acompanhamento de Glaucoma e ainda ganho o colírio. Venho também para fazer endoscopia e em todos os lugares sou muito bem tratado pela equipe”, conta.

Ele é um dos mais de seis mil usuários da instituição que fazem o tratamento de glaucoma, uma doença que pode causar a cegueira. Desde 2011 a instituição presta o serviço, o que diminuiu a fila de espera pelos procedimentos e também a incidência de cirurgias, uma vez que com a doação do colírio o tratamento se torna mais eficiente.

A expectativa da ICISMEP é continuar crescendo e ajudando os municípios consorciados a terem uma saúde pública mais humana e com mais qualidade.

Entre em contato pelo formulário ou pelos telefones das nossas unidades:

Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba ICISMEP

São Joaquim de Bicas - MG